Antes de tudo, feliz ano novo! \o/ (Pra quem me achou louca, eu explico: hoje é dia 25/03, também conhecido como o dia em que o Frodo destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, e o dia que Gondor adotou como “Ano Novo”). Então como resolução de “ano novo gondoriano”, eu resolvi escrever esse post.
O blog já tem 3 aninhos (uau!) e eu nunca fiz um post aqui falando sobre tintas de cabelo, descoloração, falando das minhas experiências com isso nem nada. Pode parecer estranho, mas nunca escrevi sobre isso pois sempre achei que fosse mais fácil encontrar gente que realmente entende alguma coisa nessa internet sem fronteiras (hahaha) do que ler as insanidades que eu faço.
Mas como ao logo desse tempo eu recebi vários pedidos pra fazer um post sobre… Me sinto até honrada! Hahahaha Então se é para a felicidade de todos e o bem estar geral da nação, estou pronta. Diga ao povo que faço! (Pronto, agora tem um novo feriado pro dia 25/03, além de ano novo em Gondor, no Geekiss é o “dia do faço” LOL)
Um aviso: Os posts serão longos, porque eu de fato escrevo/falo muito. Então quem tem preguiça, esperava por foto-tutorial, passo a passo ou coisa assim, pode parar por aqui. Nesses posts pretendo falar realmente da MINHA experiência com cabelos coloridos (e descoloridos), e não ensinar alguém a fazer, diretamente.
O assunto deste post é basicamente o primeiro passo, a descoloração.
Sem mais delongas, regra capilar número 1 da Ami: Cabelo cresce. Sério mesmo, se você é daquelas meninas suuuuper apegada ao cabelo, que chora quando cortam 3 dedinhos a mais, etc, não leia os meus “conselhos” e não siga os meus “métodos”. Isso aqui é pras que tem o coração forte e a coragem de passar uma semana loirona se tudo der errado. E isso nos leva a regra capilar número 2 da Ami: Esteja preparada para dar errado.
Não se assustem. Quando digo “dar errado”, não é que o seu cabelo vai começar a cair, ou que você vai ter que raspar a cabeça. É estar preparada para a cor não ficar como você imaginou assim, de primeira. Ou você pintar de mais de uma cor e uma manchar a outra no banho. Ou você conseguir o platinado perfeito mas suas pontas ficarem arruinadas. Se você quer entrar no lindo mundo dos cabelos coloridos, você tem que estar ciente de que é tudo um “processo”, e raras vezes fica tudo lindo como você planejou logo de cara.
Eu pintei o cabelo pela primeira vez de “cor fantasia” por volta dos meus 13 anos, mas não foi o cabelo inteiro. Minha mãe me levou ao cabeleireiro e fiz tipo “luzes” azuis por todo o cabelo. Ficava realmente legal, porque eram como muuuuitas mechas coloridas
Infelizmente não tenho muitas fotos dessa época (e se tiver também, não são digitais pffff) porque né, idade da pedra. Mas uma recomendação que eu sempre dou pra quem vem me perguntar sobre pintar o cabelo pela primeira vez é: Faça num salão. Ou pelo menos a descoloração.
Não porque o salão seja “a prova de erros”, não é. Já cagaram meu cabelo no salão também hahahaha! Mas sim porque como é a primeira vez que você vai descolorir os fios, os profissionais sabem ver melhor como está a resistência do seu cabelo, o tempo de tirar o descolorante, e o mais importante: eles sabem passar. Então não corre TANTO o risco do seu cabelo ficar manchado logo de cara.
1 – Em 2008, quando descolori mil vezes mas o violeta não saía por nada no mundo
2 – Em 2010 quando fui no salão pra platinar e saí de lá ÜBER LOIRA e com as pontas elásticas, que depois cortei.
3 – Ano passado, quando a parte de cima não descoloriu direito e a de baixo ficou ferrada de tanta descoloração xD
Aí estão 3 exemplos de como as coisas podem dar errado. Hahaha faço questão de tirar foto com cara de ‘aff’, pra lembrar que não queria ter feito isso. Importante nessas horas é ser criativa… e corajosa. Choquei todo mundo na foto 1 quando um dia estava com o cabelo roxo/violeta e no outro apareci AMARELA desse jeito no trabalho. Mas não dava pra arrumar naquela noite ué, coragem fia! hahahaha A Foto 2 é prova de que até no cabeleireiro podem ferrar o seu cabelo. E na foto 3, eu resolvi platinar as pontas mesmo e fingir que o degradê “dourado pro prateado” foi de propósito, e pronto.
Outra coisa importante sobre descolorações é: Se você vai descolorir muito, ou tem a intenção de platinar, suas pontas vão ficar uó. Vão ficar, deal with it. Mas isso não significa que você precisa cortar, é fazer reconstruções, hidratações, tratar com muito amor e quem sabe fazer umas oferendas (hahaha brinks) que ela volta dos mortos.
Tem 4 fatores que são bem difíceis de se conciliar num cabelo totalmente colorido: Cor, textura, comprimento e aparência.
“Cabelos coloridos da Depressão”, você ainda vai se identificar com alguma, vai por mim! XD
Nessa foto não aparece o dilema do comprimento, mas o fato é: Se você dá muita importância pra ter um cabelo com os 3 “ok” acima, você provavelmente vai preferir cortar as pontas, pra ele crescer saudável, etc. Eu sempre tive o cabelo curto, e ultimamente decidi deixar crescer justamente porque nunca tive cabelo comprido. Mas as vezes olho pras pontas e tenho vontade de passar a tesoura. hahahaha!
Pra recuperar os fios que ficam ásperos, sem brilho ou sem movimento por causa da descoloração, o negócio é investir nas hidratações mesmo, em processos de reconstrução ou reposição de massa, se os fios estiverem muito fininhos, e produtos de boa qualidade.
Confesso, eu sou meio “pão-dura” com essas coisas. Tem uns pós descolorantes por aí que chegam a custar sei lá, 30 reais um pacotinho de 50g. Mas as vezes, vale a pena. Pois o quanto MENOS a descoloração ferrar com o seu cabelo, menos você vai precisar gastar depois em produtos para hidratação e restauração, né?
Eu já usei de tudo, desde pó descolorante do mais barato com qualquer água oxigenada que tivesse em casa (é sou meio louca) com um custo total de uns 10 reais, até produtos mais caros desses que vendem em sites gringos e prometem milagres. Dos que eu mais gostei e saem um preço legal que não doem tanto, é o pó descolorante Platine Precision da L’Oréal (foto 3) que é um dos carinhos, custa uns R$17,00, que promete clarear até 7 tons. Uso com a água oxigenada cremosa da Alfaparf (foto 1) normalmente volume 20, mas já usei também a volume 30 e não fez muita diferença no dano do cabelo. Esta “duplinha” danifica MUITO POUCO o meu cabelo. Quando descolori em casa com a intenção de chegar ao branco, usei o platine precision e achei ótimo por isso. Mas ao mesmo tempo que ele danifica pouco o cabelo (se comparado aos outros descolorantes), também não achei que ele cumpre realmente os 7 tons que promete. Tive que descolorir mais de uma vez.
O Pó e água oxigenada da Amend são muito bons, e os preços muito mais acessíveis. O pó é encontrado por aí por preços próximos a 10 reais, e a oxigenada gira em torno dos R$5. Usei esse pó de Queratina e Silicone (imagem 4) com a água oxigenada cremosa de 30 volumes (imagem 2). Esse Amend verdinho é bom pra quem já tem o cabelo descolorido, colorido, enfim, pra mim xD Porque ele descolore muito bem e é mais suave, ou seja, faz descolorações mais “leves”. Se a sua intenção é descolorir muitos tons ou tirar alguma cor que já está no seu cabelo, o do pacotinho vermelho é melhor ;D
Um exemplo pra vocês, meus “loiros” (que tão mais pra “pedágio” que eu pago toda vez que vou trocar a cor). Na primeira foto, eu estava com o cabelo metade roxo e metade azul. Descolori com o Platine Precision que falei ali em cima. Dá pra ver como o lado que estava azul ficou bem loirinho, enquanto o lado que estava com o roxo ficou meio avermelhado. Isso é porque tudo aquilo que vocês lêem por aí, de como o rosa/vermelho/tons afins GRUDAM no cabelo pra sempre, é verdade. Como o roxo que eu uso é bem puxado pro lilás (ou seja, tem mais vermelho do que nos roxos mais escuros), dá um pouco mais de trabalho pra descolorir mesmo. Mas pra passar outra cor por cima, tá mais que bom assim. xD
Na foto 2 o meu cabelo estava azul em cima, indo pro verde, nas pontas. Usei a duplinha da Amend que falei antes também, e no fim o verde não saiu todo, mas até gostei do “loira com as pontas verdes” XD. Por isso que eu digo que você tem que estar pronta pra algo não ficar como você planejou. Não é recomendado fazer várias descolorações seguidas, então eu normalmente espero pelo menos uma semana antes de descolorir novamente. Neste intervalo faço hidratações, etc. Então fiquei uns 10 dias assim loira/verde, e então descolori novamente (foto 3), onde vocês podem notar que o verde saiu completamente e o loiro ficou bem mais claro.
Vocês podem reparar que eu não retoco muito a raiz. Isso é porque as vezes eu tenho alergia ao descolorante, e isso dói MUITO. Parecem mil agulhas entrando na sua cabeça, e dá uma vontade desesperada de lavar tudo e pronto. Por isso é sempre importante fazer a prova de toque antes, ou testar em uma mecha. Mas as vezes você pode ter uma reação alérgica a qualquer coisa (hahahahahahaha nada científico isso, só tô falando) porque no começo eu nunca tive problema. Do nada um dia deu essa dor alucinante, com o mesmo descolorante. Enfim. Eu na verdade gosto do efeito da raiz preta, também
Então mesmo quando descoloro o cabelo, não passo muito na raiz… Mas pra quem quer ter o cabelo todo lindo e impecável, aqui tá a minha dica de ouro: A Ampola amarelinha da Alfaparf, que chama “Scalp Protector”, ou seja, protetor de couro-cabeludo.
É carinha, e não é fácil de achar. Mas você passa essa belezinha diretamente no couro-cabeludo e massageia um pouco antes de começar a descoloração e olha… Protege muito. Outra dica também é deixar o cabelo bem sujo antes de descolorir. Sem “eew” pra cima de mim. Fica uns 3 dias sem lavar o cabelo (ou mais, depende do cabelo de cada um né…) e quando estiver com aquela aparência “oh meu zeus ninguém pode me ver assim”, tá na hora. Isso não é só porqueira não, é porque se você fica tempo o suficiente sem lavar o cabelo, ele desenvolve aquela camada de “oleosidade” no couro cabeludo e na raiz (principalmente), que protegem naturalmente o seu cabelo da agressão do descolorante e da água oxigenada ;D há!
Bom, acho que pra um primeiro post tá bom, né? Olha o tamanho que tá isso! hahaha
No próximo post pretendo falar de hidratações, reconstruções e selagens, e depois no oooutro, sobre as tintas coloridas, os jeitos de pintar etc. Ou vocês preferem que eu inverta a ordem?
E quem tiver alguma dúvida, deixa aí nos comments que eu tento responder com o que sei! Como disse lá no começo do post, com certeza existem muitas pessoas com uma “expertise” muito maior que a minha hahaha mas eu tento ajudar no que posso, prometo!
Kissus!