quinta-feira, 25 de julho de 2013

As aventuras capilares da Ami – parte 1

Antes de tudo, feliz ano novo! \o/ (Pra quem me achou louca, eu explico: hoje é dia 25/03, também conhecido como o dia em que o Frodo destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, e o dia que Gondor adotou como “Ano Novo”). Então como resolução de “ano novo gondoriano”, eu resolvi escrever esse post.
O blog já tem 3 aninhos (uau!) e eu nunca fiz um post aqui falando sobre tintas de cabelo, descoloração, falando das minhas experiências com isso nem nada. Pode parecer estranho, mas nunca escrevi sobre isso pois sempre achei que fosse mais fácil encontrar gente que realmente entende alguma coisa nessa internet sem fronteiras (hahaha) do que ler as insanidades que eu faço.
Mas como ao logo desse tempo eu recebi vários pedidos pra fazer um post sobre… Me sinto até honrada! Hahahaha Então se é para a felicidade de todos e o bem estar geral da nação, estou pronta. Diga ao povo que faço! (Pronto, agora tem um novo feriado pro dia 25/03, além de ano novo em Gondor, no Geekiss é o “dia do faço” LOL)
AMI-ONODERA
Um aviso: Os posts serão longos, porque eu de fato escrevo/falo muito. Então quem tem preguiça, esperava por foto-tutorial, passo a passo ou coisa assim, pode parar por aqui. Nesses posts pretendo falar realmente da MINHA experiência com cabelos coloridos (e descoloridos), e não ensinar alguém a fazer, diretamente.
O assunto deste post é basicamente o primeiro passo, a descoloração.
banner1
Sem mais delongas, regra capilar número 1 da Ami: Cabelo cresce. Sério mesmo, se você é daquelas meninas suuuuper apegada ao cabelo, que chora quando cortam 3 dedinhos a mais, etc, não leia os meus “conselhos” e não siga os meus “métodos”. Isso aqui é pras que tem o coração forte e a coragem de passar uma semana loirona se tudo der errado. E isso nos leva a regra capilar número 2 da Ami: Esteja preparada para dar errado.
Não se assustem. Quando digo “dar errado”, não é que o seu cabelo vai começar a cair, ou que você vai ter que raspar a cabeça. É estar preparada para a cor não ficar como você imaginou assim, de primeira. Ou você pintar de mais de uma cor e uma manchar a outra no banho. Ou você conseguir o platinado perfeito mas suas pontas ficarem arruinadas. Se você quer entrar no lindo mundo dos cabelos coloridos, você tem que estar ciente de que é tudo um “processo”, e raras vezes fica tudo lindo como você planejou logo de cara.
Eu pintei o cabelo pela primeira vez de “cor fantasia” por volta dos meus 13 anos, mas não foi o cabelo inteiro. Minha mãe me levou ao cabeleireiro e fiz tipo “luzes” azuis por todo o cabelo. Ficava realmente legal, porque eram como muuuuitas mechas coloridas :P Infelizmente não tenho muitas fotos dessa época (e se tiver também, não são digitais pffff) porque né, idade da pedra. Mas uma recomendação que eu sempre dou pra quem vem me perguntar sobre pintar o cabelo pela primeira vez é: Faça num salão. Ou pelo menos a descoloração.
Não porque o salão seja “a prova de erros”, não é. Já cagaram meu cabelo no salão também hahahaha! Mas sim porque como é a primeira vez que você vai descolorir os fios, os profissionais sabem ver melhor como está a resistência do seu cabelo, o tempo de tirar o descolorante, e o mais importante: eles sabem passar. Então não corre TANTO o risco do seu cabelo ficar manchado logo de cara.
deu-errado
 1 – Em 2008, quando descolori mil vezes mas o violeta não saía por nada no mundo
2 – Em 2010 quando fui no salão pra platinar e saí de lá ÜBER LOIRA e com as pontas elásticas, que depois cortei.
3 – Ano passado, quando a parte de cima não descoloriu direito e a de baixo ficou ferrada de tanta descoloração xD
Aí estão 3 exemplos de como as coisas podem dar errado. Hahaha faço questão de tirar foto com cara de ‘aff’, pra lembrar que não queria ter feito isso. Importante nessas horas é ser criativa… e corajosa. Choquei todo mundo na foto 1 quando um dia estava com o cabelo roxo/violeta e no outro apareci AMARELA desse jeito no trabalho. Mas não dava pra arrumar naquela noite ué, coragem fia! hahahaha A Foto 2 é prova de que até no cabeleireiro podem ferrar o seu cabelo. E na foto 3, eu resolvi platinar as pontas mesmo e fingir que o degradê “dourado pro prateado” foi de propósito, e pronto.
Outra coisa importante sobre descolorações é: Se você vai descolorir muito, ou tem a intenção de platinar, suas pontas vão ficar uó. Vão ficar, deal with it. Mas isso não significa que você precisa cortar, é fazer reconstruções, hidratações, tratar com muito amor e quem sabe fazer umas oferendas (hahaha brinks) que ela volta dos mortos.
Tem 4 fatores que são bem difíceis de se conciliar num cabelo totalmente colorido: Cor, textura, comprimento e aparência.
892389_230386850438723_1985431053_o
“Cabelos coloridos da Depressão”, você ainda vai se identificar com alguma, vai por mim! XD
Nessa foto não aparece o dilema do comprimento, mas o fato é: Se você dá muita importância pra ter um cabelo com os 3 “ok” acima, você provavelmente vai preferir cortar as pontas, pra ele crescer saudável, etc. Eu sempre tive o cabelo curto, e ultimamente decidi deixar crescer justamente porque nunca tive cabelo comprido. Mas as vezes olho pras pontas e tenho vontade de passar a tesoura. hahahaha!
Pra recuperar os fios que ficam ásperos, sem brilho ou sem movimento por causa da descoloração, o negócio é investir nas hidratações mesmo, em processos de reconstrução ou reposição de massa, se os fios estiverem muito fininhos, e produtos de boa qualidade.
descolorantes
Confesso, eu sou meio “pão-dura” com essas coisas. Tem uns pós descolorantes por aí que chegam a custar sei lá, 30 reais um pacotinho de 50g. Mas as vezes, vale a pena. Pois o quanto MENOS a descoloração ferrar com o seu cabelo, menos você vai precisar gastar depois em produtos para hidratação e restauração, né?
Eu já usei de tudo, desde pó descolorante do mais barato com qualquer água oxigenada que tivesse em casa (é sou meio louca) com um custo total de uns 10 reais, até produtos mais caros desses que vendem em sites gringos e prometem milagres. Dos que eu mais gostei e saem um preço legal que não doem tanto, é o pó descolorante Platine Precision da L’Oréal (foto 3) que é um dos carinhos, custa uns R$17,00, que promete clarear até 7 tons. Uso com a água oxigenada cremosa da Alfaparf (foto 1)  normalmente volume 20, mas já usei também a volume 30 e não fez muita diferença no dano do cabelo. Esta “duplinha” danifica MUITO POUCO o meu cabelo. Quando descolori em casa com a intenção de chegar ao branco, usei o platine precision e achei ótimo por isso. Mas ao mesmo tempo que ele danifica pouco o cabelo (se comparado aos outros descolorantes), também não achei que ele cumpre realmente os 7 tons que promete. Tive que descolorir mais de uma vez.
Pó e água oxigenada da Amend são muito bons, e os preços muito mais acessíveis. O pó é encontrado por aí por preços próximos a 10 reais, e a oxigenada gira em torno dos R$5.  Usei esse pó de Queratina e Silicone (imagem 4) com a água oxigenada cremosa de 30 volumes (imagem 2). Esse Amend verdinho é bom pra quem já tem o cabelo descolorido, colorido, enfim, pra mim xD Porque ele descolore muito bem e é mais suave, ou seja, faz descolorações mais “leves”. Se a sua intenção é descolorir muitos tons ou tirar alguma cor que já está no seu cabelo, o do pacotinho vermelho é melhor ;D
ami-loira
Um exemplo pra vocês, meus “loiros” (que tão mais pra “pedágio” que eu pago toda vez que vou trocar a cor). Na primeira foto, eu estava com o cabelo metade roxo e metade azul. Descolori com o Platine Precision que falei ali em cima. Dá pra ver como o lado que estava azul ficou bem loirinho, enquanto o lado que estava com o roxo ficou meio avermelhado. Isso é porque tudo aquilo que vocês lêem por aí, de como o rosa/vermelho/tons afins GRUDAM no cabelo pra sempre, é verdade. Como o roxo que eu uso é bem puxado pro lilás (ou seja, tem mais vermelho do que nos roxos mais escuros), dá um pouco mais de trabalho pra descolorir mesmo. Mas pra passar outra cor por cima, tá mais que bom assim. xD
Na foto 2 o meu cabelo estava azul em cima, indo pro verde, nas pontas. Usei a duplinha da Amend que falei antes também, e no fim o verde não saiu todo, mas até gostei do “loira com as pontas verdes” XD. Por isso que eu digo que você tem que estar pronta pra algo não ficar como você planejou. Não é recomendado fazer várias descolorações seguidas, então eu normalmente espero pelo menos uma semana antes de descolorir novamente. Neste intervalo faço hidratações, etc. Então fiquei uns 10 dias assim loira/verde, e então descolori novamente (foto 3), onde vocês podem notar que o verde saiu completamente e o loiro ficou bem mais claro.
Vocês podem reparar que eu não retoco muito a raiz. Isso é porque as vezes eu tenho alergia ao descolorante, e isso dói MUITO. Parecem mil agulhas entrando na sua cabeça, e dá uma vontade desesperada de lavar tudo e pronto. Por isso é sempre importante fazer a prova de toque antes, ou testar em uma mecha. Mas as vezes você pode ter uma reação alérgica a qualquer coisa (hahahahahahaha nada científico isso, só tô falando) porque no começo eu nunca tive problema. Do nada um dia deu essa dor alucinante, com o mesmo descolorante. Enfim. Eu na verdade gosto do efeito da raiz preta, também :P Então mesmo quando descoloro o cabelo, não passo muito na raiz… Mas pra quem quer ter o cabelo todo lindo e impecável, aqui tá a minha dica de ouro: A Ampola amarelinha da Alfaparf, que chama “Scalp Protector”, ou seja, protetor de couro-cabeludo.
151459g
É carinha, e não é fácil de achar. Mas você passa essa belezinha diretamente no couro-cabeludo e massageia um pouco antes de começar a descoloração e olha… Protege muito. Outra dica também é deixar o cabelo bem sujo antes de descolorir. Sem “eew” pra cima de mim. Fica uns 3 dias sem lavar o cabelo (ou mais, depende do cabelo de cada um né…) e quando estiver com aquela aparência “oh meu zeus ninguém pode me ver assim”, tá na hora. Isso não é só porqueira não, é porque se você fica tempo o suficiente sem lavar o cabelo, ele desenvolve aquela camada de “oleosidade” no couro cabeludo e na raiz (principalmente), que protegem naturalmente o seu cabelo da agressão do descolorante e da água oxigenada ;D há!
Bom, acho que pra um primeiro post tá bom, né? Olha o tamanho que tá isso! hahaha
No próximo post pretendo falar de hidratações, reconstruções e selagens, e depois no oooutro, sobre as tintas coloridas, os jeitos de pintar etc. Ou vocês preferem que eu inverta a ordem?
E quem tiver alguma dúvida, deixa aí nos comments que eu tento responder com o que sei! Como disse lá no começo do post, com certeza existem muitas pessoas com uma “expertise” muito maior que a minha hahaha mas eu tento ajudar no que posso, prometo!
Kissus!

aventuras-capilares2


Como pintar seu cabelo de violeta genciana e azul de metileno.

Antes de qualquer coisa, Azul de Metileno apelidada de AM, é um remédio de cicatrização de pele (assim como VG). Então podem ficar tranquilos que essa historia de que dá câncer é tudo lenda.

 Ah sim, um fato muito importante: Usamos o AM para pintar o cabelo de AZUL! Sim somente AZUL!

SIM PRECISA DESCOLORIR!! Não sabe descolorir?  Leia o Tutorial de Anilina :D

Onde comprar?! Fácil, é um remédio então pode ser encontrado em drogarias e farmácias. Já ouvi falar de alguns estados que não encontram o AM (Aqui no RJ é quase raridade), mas tem VÁRIAS farmácias que tem site onde você consegue fazer a compra on-line. Outra dica na hora da compra, ao perguntar ao atendente, nunca fale “AM” sempre perguntei pelo nome completo “Azul de Metileno” caso contrario ele não vai entender!! (Sim eu já fiz isso sem querer algumas vezes rs)

O valor varia, mas é em torno de R$2,50 um pote, que pode pintar o cabelo bem comprido umas 3~4 vezes.


O que você vai precisar:
LUVAS!
- Um pode de plástico
- Uma pá de plástico ou uma colher de plástico descartável
- Um medidor (nesse caso eu uso geralmente uma colher de sopa mesmo)
- Pincel para pintar o cabelo
- E todos os itens que podem de proteger contra mancha, como roupas e toalhas velhas
- Creme hidratante BRANCO e denso. 


ANTES DE FAZER A MISTURA PRECISA DESCOLORIR!! O IDEAL PARA O AZUL É QUE O CABELO FIQUE LOIRO CLARISSIMO. QUANTO MAIS AMARELO O CABELO FOR, MAIS ESCURTO ELE PODE FICAR.

Não sabe descolorir? Leia o Tutorial de Anilina :D~


Primeiro você descolore o cabelo, lava o cabelo BEM com shampoo e seca (pode ser ao natural ou com secador tanto faz)


PRIMEIRO PASSO

O AM tem álcool, que não faz bem para o cabelo, então com a colher você coloca a quantidade de tinta desejada no pote de plástico e coloca 30 segundos no microondas, assim o álcool irá evaporar.

SEGUNDO PASSO

Retirar o AM do microondas, e no mesmo pote não tem problema se estiver morno, colocar o creme aos poucos e misturando até chegar na cor que você deseja passar no cabelo. Como saber a quantidade certa? Eu gosto de usar a proporção 1 AM para 4 de creme hidratante. Ou seja, se eu usar uma colher de sopa que é mais ou menos 15 ml, misturo com 60 ml de creme. Essa receita da certo para mim, mas pode ser que o tom que você deseja seja mais escuro ou mais claro, então pode ir dosando de acordo com a tonalidade que almeja, lembrando que a cor que ficar no creme será a cor que ficará no cabelo, por isso que é tão importante que o creme seja BRANCO.

TERCEIRO PASSO

Aplicar a mistura no cabelo de preferência seco, pode usar um pincel para aplicar a tinta. Para fixar, a mistura pode ficar de 1 a 2 horas no cabelo. Depois é só lavar com água corrente, shampoo e vida normal!

QUARTO PASSO

Sobrou tinta?! Não tem problema é só guardar na geladeira e usar na próxima!


Problemas frequentes:

  • Tirou o AM do cabelo, lavou com shampoo e quando secou ficou tão escuro que parece preto!! 

Resposta: Calma! O cabelo absorveu demais a tinta, aos poucos você vai lavando e a cor vai abrindo, geralmente demora entre uma á duas semanas.  Pode ficar tranquilo que você não fez nada de errado!

  • Mesmo depois de duas semanas o azul ainda está escuro.

Resposta: Isso acontece quando a descoloração não foi o suficiente, ou seja, o loiro ficou muito amarelado. A melhor coisa é esperar desbotar,  descolorir mais um vez e passar de novo.

  • Manchei tudo! Toalha, roupa, lençol...

Resposta:  Tranquilo!! Nada que um sabão não resolva. No tecido sempre coloquei para lavar normalmente na maquina e ficou limpinho! 

  • Manchei a pele!! Ficou tudo AZUL!

Resposta: AM não mancha muito, não chega nem perto do estrago da anilina rs, água com sabão e álcool dão conta do recado.

  • O que é melhor anilina AZUL ou AM?

Resposta: Olha isso ai é uma coisa que se discute á anos literalmente. Acho difícil dizer qual é a melhor, eu acho o AM cobre melhor se tiver alguma mancha, só que desbota um pouco mais rápido que anilina.

  • Posso misturar AM com anilina para dar uma cor diferente?

Resposta: Pode sim! Alias a mistura de AM com anilina verde fica lindo!


By Cherry


ATENÇÃO: Dúvidas serão respondidas somente no mural da página!
~Sim! Usamos Anilina


Como pintar seu cabelo de violeta genciana e azul de metileno.

Antes de tudo, para pintar o seu cabelo você deve descolori-lo. Você pode fazer isso em casa ou no salão, mas eu realmente aconselho fazer no salão porque fica muito melhor. Antigamente eu descoloria meu cabelo em casa mesmo, mas o resultado sempre saía horrível: o cabelo fica amarelo demais. E sabe como é, amarelo + azul = verde. Se você quiser que a cor pegue mesmo e fique bonita, mesmo quando ela já está saindo do seu cabelo, vá no salão.
DESCOLORINDO
De qualquer forma, eu vou fazer um rápido tutorial de como descolorir o seu cabelo. Primeiro você vai precisar de:
  • Água oxigenada volume 20, 30 ou 40 (quanto maior, mais descolorido vai ficar o seu cabelo)
  • Pó descolorante (de preferência azul, que tecnicamente não deixa seu cabelo amarelado)
  • Papel alumínio
  • Luva
Antes de tudo, hidrate seu cabelo dois dias antes de descolorir com um hidratante que tenha queratina ou até mesmo hidrate e use uma queratina líquida. Deixe de lavar o seu cabelo por dois dias, assim você protege mais os seus fios para a descoloração.
Agora, para descolorir o cabelo você irá misturar a água oxigenada com o pó descolorante. Para cada quantidade de pó você coloca duas quantidades de água oxigenada. Caso você queira seu cabelo bem descolorido, coloque um pouco mais de água oxigenada.
Utilizando a luva você irá passar o descolorante no cabelo e após todas as partes que você deseja descolorir estiverem com a mistura, é só você ir pegando mecha por mecha e as envolvendo no papel alumínio (assim a descoloração vai se intensificar). Fique no máximo 45 minutos com a mistura no cabelo e então lave-o com um shampoo anti-resíduos.
PINTANDO
Para pintar o cabelo você vai precisar de:
  • Violeta genciana ou azul de metileno
  • Luvas de plástico
  • Uma camiseta velha
  • Creme hidratante branco
  • Um pote de plástico que você não vai mais usar
  • Uma colher pra misturar tudo
  • Papel filme
  • Um pano grande e velho
A violeta genciana e o azul de metileno são produtos antissépticos, usados para curar ferida, e você encontra em farmácias por menos de 3 reais. Caso não encontre, você pode entrar no site da Onofre e pedir para eles entregarem um dos dois na sua casa. Azul de metileno deixa seu cabelo azul e violeta genciana, roxo.
Antes de começar você vai estender o pano velho no chão do seu banheiro e pegar o papel filme e passar sobre qualquer superfície que pode manchar facilmente. Eu aviso: esses produtos mancham muito fácil, por isso tomem cuidado.  Caso caia alguma coisa no chão, no mármore, na junta do azulejo, etc, passe acetona imediatamente, pois só assim irá sair. Se mesmo assim a mancha não sair, jogue cândida em cima, deixe agir por um tempo e depois passe um pano e dê uma esfregadinha.
Pegue tudo que você precisar e coloque na pia. Vista sua camiseta velha e então as suas luvas.
Agora que você já tem tudo em mãos, pegue o hidratante, coloque no pote (eu às vezes uso o próprio pote do hidratante quando ele já está no final) e adicione a quantidade de violeta genciana ou azul de metileno que você quiser. Quanto mais forte ficar a cor do hidratante, mais forte vai ficar a cor no teu cabelo.
Misture bem com a colher, formando uma mistura homogênea, e com as mãos vá passando mecha por mecha o hidratante, agora, colorido. Após a aplicação, espere 40 minutos e tome um banho.
Quando seu cabelo secar, ele vai ficar mais ou menos assim:
Caso você queira pintar de outras cores, há sempre a opção de comprar uma tinta pronta, como a tinta Exotic que você pode comprar no Mercado Livre, ou até mesmo anilina.
A violeta genciana e o azul de metileno duram mais ou menos de 3 a 4 semanas e para manter o seu cabelo bonito, faça uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Qualquer dúvida, é só perguntar. :)

cabelo azul! como fazer?

Ter um cabelo azul é uma forma divertida de sair da sua cor de rotina. Estas instruções irão guiar você através de como descolorir (se necessário), pintar de azul, e manter o cabelo desta forma durante o tempo que você quiser.

Passos

  1. 1
    Prepare seu cabelo para o tom de azul que você quer. Se você quer azul claro, primeiro você deve descolorir seu cabelo até loiro claro. Se você quer azul escuro, você deve descolorir seu cabelo até loiro escuro. Caso seu cabelo não seja muito escuro, não há necessidade de descolorir para pintá-lo de azul, no entanto, isto irá resultar em um tom azul turvo e não irá segurar a cor por muito tempo. Além disto, o azul irá se tornar verde rapidamente em cabelos que não foram descoloridos. A vantagem de fazer isto é que verde é relativamente mais fácil de tirar. Quando seu cabelo ficar verde, você pode pintá-lo de volta a azul.
    • Coloque uma camiseta velha e descolora seu cabelo, usando um descolorante de força apropriada. Embora deixar o descolorante por um tempo maior possa melhorar os resultados, você pode acabar por queimar seu cabelo. Se você tem medo de descolorir sozinho, pode pedir ajuda a um amigo ou, preferivelmente, ir a um profissional. Alguns salões podem descolorir seu cabelo por até mesmo R$100 enquanto outros podem cobrar preços como R$400. A razão óbvia para ir a um salão é a de que eles sabem o que estão fazendo e podem decidir quanto descolorante seu cabelo pode receber para continuar saudável. Mesmo ir em um salão simplesmente para pedir um conselho é uma boa ideia.
    • Lave o descolorante. Não faça nada adicional (incluindo passar condicionador) a menos que planeje primeiro deixar seu cabelo branco. Não passar condicionador irá manter as cúticulas do seu cabelo abertas, ajudando adiante a pintar a cutícula do seu cabelo. (Deixar o cabelo branco não é necessário, mas é uma boa ideia caso o seu cabelo fique muito amarelo após descolorir.)
    • Seque seu cabelo. Se você não secar seu cabelo completamente após descolorir, a tintura que você colocar não irá fixar.
  2. 2
    Siga as instruções na caixa da tintura. Em geral, a tintura deve ser aplicada 1 centímetro e meio da raiz, e aplicada na raiz por último (para garantir que a cor fique igual em todo o cabelo). Então, penteie a tinta do meio até as pontas para garantir que fique bem espalhada. Repita até que todo o cabelo fique saturado. Massageie a tinta com a ponta dos dedos para garantir que todo o cabelo fique pintado.
    • Não aplique Vaselina no couro cabeludo. Embora previna a tinta de grudar napele, é muito fácil para que a Vaselina no seu cabelo acabe resultando em mechas oleosas que não terão a cor fixada. Ao invés disso, use roupas velhas e coloque esparadrapo na base de seu pescoço e em volta das extremidades de seu cabelo. Também deixe uma toalha úmida para limpar pingos de azul antes que eles manchem sua pele. Se você sentir que necessita usar algo além do esparadrapo, tente condicionador, ele irá proteger sua pele (mas, novamente, evite passá-lo no seu cabelo). Para que gastar tanto tempo pintando seu cabelo para que no final o resultado fique horrívelmente desproporcional?
  3. 3
    Coloque seu cabelo em uma touca de banho. Isto irá prevenir da tinta ir para todo lugar durante as próximas 3 horas.
  4. 4
    Comece o processo de preparar a tintura. A regra geral com cores estranhas é que quanto mais tempo, melhor. Já que tinturas como Manic Panic e Punky Colors são de origem vegetal, sinta-se livre para deixá-las no seu cabelo durante a noite. Três horas normalmente é o suficiente para tons azuis, mas se você quer ser cuidadoso, dormir com a tintura não irá machucar.
    • Seque seu cabelo com secador. Embora alguns digam que a tintura funciona melhor molhada, a verdade é que a cor irá fixar com o cabelo seco ou molhado. Ao secar seu cabelo com secador, no entanto, você estará permitindo que a cor penetre no cabelo, significando que a cor será mais intensa e durará mais tempo. Use o secador durante 15 minutos ou até que a espuma seque.
  5. 5
    Enxague seu cabelo com vinagre. Este passo não é para literalmente enxaguar a tintura do seu cabelo (isto vem depois), mas sim para selar a cor no cabelo. Pense no seu cabelo como um ovo de páscoa, e a tintura como os tabletes de tintura para ovos: o vinagre é adicionado nos tabletes para deixar a cor vívida e duradoura, o mesmo princípio se aplica a tintura que você está usando no seu cabelo. Qualquer vinagre irá funcionar, mas vinagre branco é barato e prontamente disponível. Cuidado porque o vinagre irá fazer qualquer corte que você tiver nas mãos ou no couro cabeludo arderem.
  6. 6
    Enxague toda a tintura do seu cabelo com água gelada. A água gelada irá manter suas cutículas fechadas e evitar que a tintura saia em excesso. Enxague até que a água saia transparente.
  7. 7
    Tire qualquer esparadrapo e enxague o condicionador. Lave seu rosto, pescoço e costas.
  8. 8
    Use seu shampoo com menos frequência. A maioria das pessoas que descolorem o cabelo descobrem que o cabelo fica menos oleoso (pelo menos por um tempo). Se seu cabelo está realmente seco, você pode precisar lavar somente uma vez por semana, e irá precisar passar condicionador. Cabelos oleosos são mais exigentes, e você vai ter que lavar de vez em quando ou pelo menos a cada três dias. Caso você tenha cabelos oleosos, talvez você só precise passar condicionador nas pontas do cabelo ocasionalmente. Experimente encontrar a quantidade de dias de pausa na lavagem do cabelo que for melhor para você.
    • Se você tem cabelos oleosos, tente usar um shampoo que realce a cor uma ou duas vezes por semana. Não use mais que isto já que a tintura age como um condicionador e pode resultar em acúmulo. O shampoo, quando deixado por uns três minutos, irá permitir que um pouco da tintura que estiver saindo volte para dentro dos fios. Para fazer o seu shampoo, encha uma pequena garrafa com três partes de shampoo comum e uma parte de tinta azul. A garrafa deve conter em torno de 2 colheres de sopa da cor.
    • Se você tem cabelos normais ou secos, usar um condicionador que realce a cor irá funcionar maravilhosamente para você. Siga as instruções acima, mas não substitua o condicionador pelo shampoo. Já que o seu cabelo irá ser beneficiado pelo condicionador (ao contrário dos que tem cabelos oleosos), você pode deixar o condicionador pelo tempo que quiser. No entando, de cinco a dez minutos será o suficiente.

Dicas

  • Tome um cuidado especial com o condicionador que irá usar após descolorir. O processo de descoloração é muito prejudicial (resseca) e você pode acabar precisando de condicionadores mais fortes para uma melhor hidratação.
  • Use um algodão com álcool para remover manchas de tinta da sua pele, e produtos com alvejante para remover tinta do chão ou bancadas.
  • A tintura pode ser removida do chuveiro fácilmente. Simplesmente encha a banheira de água o suficiente para cobrir quaisquer manchas, e a cada 15 centímetros de água adicione um copo de alvejante. Não deixe crianças ou animais de estimação em volta da mistura, e certifique-se de deixar as janelas abertas para uma ventilação adequada. Deixe a mistura descansar por volta de 2 a 3 horas e esvazie. Esfregar pode ser necessário para cores mais fortes. Enxague a banheira após esvaziar!!!

Avisos

  • Não misture o descolorante e a tintura! Isto pode causar perigosas reações químicas.
  • Somente use tigelas de vidro, cerâmica ou plástico para a tintura e o descolorante.
  • Algumas tinturas usam um químico chamado Paraphenylenediamine, que pode causar más reações em algumas pessoas. Sempre faça um pequeno teste antes de pintar, mas especialmente com tinturas que contenham este ingrediente.
  • Não faça isto com frequência porque irá danificar seu cabelo, potencialmente causando perda de cabelo e fraqueza severa dos fios.
  • Azul é uma das cores mais difíceis, senão a mais, de manter por um longo tempo no cabelo. A cor irá desbotar vagarosamente (quão rápido depende do tipo da tintura) para um verde azulado a medida em que você for lavando, e a maioria das pessoas acham que este não é um visual legal. A única solução é pintar novamente o seu cabelo (de azul ou alguma outra cor), então esteja certo de que irá se comprometer a retocar a tinta regularmente para manter seu cabelo brilhante e colorido.

Materiais Necessários

  • Um pente e/ou escova de pintura
  • Luvas
  • Tinta azul no tom desejado (Manic Panic, Special FX, e Punky Colors são ótimas tonalidades de se tentar)
  • Descolorante com a força apropriada
  • Tigela de vidro, cerâmica ou plástico
  • Touca de chuveiro
  • Secador de cabelos
  • Esparadrapo

terça-feira, 23 de julho de 2013

Descubra os segredos para acelerar o crescimento dos fios! E mais: dicas práticas e dez produtos capazes de deixar você com madeixas de diva

Publicado em 23/07/2013 por isaene januario
Conteúdo VIVA!MAIS

Cabelo longo


Antes de mais nada, você precisa saber:

Quanto  o fio de cabelo cresce por mês? Até 1,2 cm.

O que pode prejudicar o crescimento? São cinco as principais possibilidades, citadas abaixo em ordem decrescente de ocorrência, segundo Valcinir Bedin, dermatologista especialista em cabelos:


· Alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos e/ou na glândula tireoide.


· Alimentação pobre em nutrientes essenciais ao crescimento dos fios.


· Doenças crônicas, como diabetes e câncer.


· Aumento da produção sebácea, o que pode levar a uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborreica).


· Alterações genéticas, como má-formação do folículo capilar. Neste caso, o cabelo não tem força para crescer. Na maioria das vezes, o problema é identificado logo na infância.


Como saber se estou com algum problema? Fique atenta à queda e ao afinamento dos fios. "Os indícios de uma queda anormal e frequente das madeixas são: excesso de cabelo no ralo do chuveiro, na escova, na pia do banheiro, no banco do carro, na roupa e na cadeira do trabalho", explica o dermatologista especialista em cabelo Luciano Barsanti.

Até 2,4 cm a mais por mês!



Os segredos da suplementação que pode fazer seu cabelo crescer duas vezes mais

Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples. Basta "nutrir" o bulbo capilar (onde os fios são fabricados).


Funciona assim: o bulbo precisa de determinada quantidade vitaminas e minerais para que as madeixas se alonguem na velocidade normal. "Quando aumentamos essa quantidade, aumentamos também a velocidade de crescimento do cabelo", explica o especialista Valcinir Bedin.


A saída? Manipular uma medicação com os nutrientes imprescindíveis à saúde dos cabelos. A formulação exata varia de pessoa para pessoa. "Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a quantidade de cada um deles depende das carências de cada paciente", diz Valcinir. Ou seja, só um médico pode prescrever a composição certinha para você.


Quais nutrientes são esses? Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio).

Come que cresce



O cabelo é reflexo da sua alimentação. Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios

Proteínas: o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. "Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio", afirma o dermatologista Luciano Barsanti.

Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Ferro: o mineral mais importante para os fios. "Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes", explica o dermatologista Valcinir Bedin.

Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Enxofre: funciona como antiinflamatório e antifúngico, protegendo o couro cabeludo de infecções.

Onde encontrar: couve, agrião, repolho e couve-flor.

Cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B : atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.
Onde encontrar: Cálcio: leite e seus derivados.
Selênio: peixes, grãos, carnes, leite.
Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo.
Vitaminas do complexo B: carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).

4 atitudes que turbinam os fios



Pare de fumar

"Nicotina reduz o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares e interfere na velocidade de crescimento do fio", diz o especialista Barsanti.


Banho: só com água morna ou fria


"A água quente tira a proteção natural dos fios, prejudicando a saúde do cabelo", diz o dermatologista Valcinir Bedin.


Relaxe! O estresse afeta a produção do DHT, hormônio que causa o atrofiamento do bulbo capilar.


Não massageie demais o couro cabeludo: a atitude pode prejudicar a saúde do couro cabeludo. A massagem estimula o trabalho das glândulas sebáceas, provocando o acúmulo de gordura ao redor dos fios. "É possível ter uma inflamação chamada dermatite seborreica, de onde se origina a caspa", acrescenta Luciano Barsanti.

Vale usar



Produtos
Foto: Divulgação

1. Creme de tratamento: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda. R$ 5,60*
2. Máscara de hidratação: trata e fortalece a fibra capilar, da Kelma Cosméticos. R$ 8*
3. Inneòv: eficiente no combate à queda, da L'oréal. R$ 109,90*
4. Restaurador: fortalece dos fios desde a raiz, da Kelma Cosméticos. R$ 2*
5. Hidradose Complexo de vitaminas: ampola de hidratação com óleo de buriti, vitaminas e e B5, da Fina Flor. R$ 2*
Produtos
Foto:Divulgação

6. Xampu Fructis stop Queda: com cafeína, concentrado ativo de frutas e ceramidas. Deixa os fios mais resistentes, da Garnier. R$ 4,90*

7. Forte tônico Capilar: combate a queda e dá força aos fios, da Avon. R$ 20*
8. Condicionador Fructis Stop Queda: trata cabelos fracos e com queda, da Garnier. R$ 6,60*
9. Sachê: da linha S.O.S. Crescimento Fortificado: enriquecido com cálcio para dar força aos fios, da Seda. R$ 2,20*
10. Novex Broto de Bambu: contém aminoácidos, vitaminas e minerais que reparam os fios, daEmbelleze. R$ 16*